Parábolas de Jesus : A festa de casamento


Parábola, originária do grego parabole, significa narrativa curta ou apólogo. Sua característica é ser protagonizada por seres humanos e possuir sempre uma razão moral que pode ser tanto implicita como explícita. Ao longo dos tempos vem sendo utilizada para ilustrar lições de ética por vias simbólicas ou indiretas. (Fonte: Wikipedia).

As parábolas eram muito usadas por Jesus com o sentido de fazer as pessoas entenderem a palavra do Senhor, através de exemplos simples.

De novo Jesus usou parábolas para falar ao povo (Mt 22:1-14):

“O Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. Depois mandou os empregados chamarem os convidados, mas eles não quiseram vir, pois foram cada um tratar de seu próprio negócio. Além de maltratar os empregados e até matar alguns deles. O rei ficou com muita raiva e mandou matar aquele povo e destruir a cidade onde moravam. Depois disse aos empregados:

- A minha festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereciam. Agora vão pelas ruas e convidem todas as pessoas que encontrarem.

E assim os empregados fizeram e o salão ficou cheio de gente, tanto bons como maus. O rei então andando pelo meio do salão encontrou um homem que não usava roupa de festa e perguntou a ele porque estava assim. O homem não disse nada e o rei mandou seus empregados amarrarem as mãos e os pés do homem e o jogarem para fora, na escuridão. Então falou:

- Ali esse homem vai chorar e ranger os dentes de desespero.

E Jesus continuou dizendo:

- Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos!

=> Essa  parábola  representa  o  Reino de Deus. Representa que o homem deve estar atento ao convite do Senhor e acima de tudo saber estar preparado para aquilo que o Senhor lhe chama.

O rei da história deu o melhor de si para satisfazer seus convidados, com todo carinho - assim como Deus faz com  todos seus filhos, ele sempre quer nos dar o melhor.

Porém  foi  rejeitado pois os convidados estavam ocupados com outras coisas assim como nós também muitas vezes nos preocupamos com outras coisas e nos esquecemos de agradar ao Senhor.

Então a consequencia foi grave, pois o rei se desagradou de seus convidados e mandou matá-los e acabar com sua cidade assim será a vida sem Deus.

E o último convidado que desagradou o rei ao vir para a festa despreparado foi lançado para fora da casa do rei – e assim será com quem não se preparar para a vinda de Jesus.

Concluindo : você deve estar achando esse rei da parábola bem  severo, assim como também provavelmente deve achar de Deus, se pensar que é uma parábola relacionada ao Reino do Pai.

Contudo não é bem assim. Tanto o rei quanto Deus oferecem  o melhor de si para seus convidados, convidados do Reino.

Então imagine Deus, que é soberano, fiel e amoroso . Que é poderoso e nos ama tanto a ponto de dar seu filho Jesus em sacrifício por nós humanos falhos e limitados.

Ele  está  preparando um banquete em seu Reino, assim como o rei da parábola. Ele está preparando a vida eterna para todos aqueles que o amam  e que acreditam nele.

Então assim na condição de seus “convidados” para seu Reino, seus filhos para a  eterna salvação em Cristo, devemos estar preparados, atender seu pedido, obedecer suas ordens e seus mandamentos. E não fazer como aquele povo que rejeitou seu rei, ofendeu  ele matando seus empregados e também  entraram em sua casa despreparados.

Pense bem  nessa  história ; o Senhor Jesus veio ao mundo para nos salvar e seus ensinamentos são a palavra pura de Deus que nos guia e nos ilumina a fim de sermos coroados na glória de Deus Pai. E não esqueça das palavras de Jesus: muitos são chamados, mas poucos serão escolhidos!

Com amor em Cristo,
Fabi.

¡Compártelo!

1 comentários:

Anônimo

Belo post para refletir.

Sr. Carmillo

Postar um comentário

Buscar

 

O Blog

Este Blog tem como objetivo principal engrandecer o nome de Jesus e compartilhar a Sua palavra. É de origem amadora, feito único e exclusivamente para dividir experiências, idéias, dar sugestões e alegrar seu dia. Absorva aquilo que te faz bem! "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine”. I Cor 6:12.
Acesso Davi Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger