Vocabulário bíblico


           Nesse  vocabulário (básico)  há  algumas  palavras  encontradas  em  minha  bíblia  de  estudo; outras  eu  pesquisei  para  conhecer  e  agora  passo  adiante.

Vamos ver:

Aleluia : expressão de louvor à Deus. Em hebraico, haleluyah quer dizer “louvem” (halelu) “ao Senhor” (yah).

Alfa e ômega  : alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última. “Eu sou o Alfa e o Ômega” quer dizer “Eu sou o princípio e o fim” ou “Eu sou o primeiro e o último”. (Apocalipse 1:8,21:6,22:13).

Amém : palavra hebraica que quer dizer “é assim” ou “assim seja”. “Amém” é usado como um título para Cristo, que é a garantia de que Deus cumprirá todas as promessas que ele fez ao seu povo. (Apocalipse 3:14).

Apóstolo: cada um dos doze homens que Jesus escolheu para serem seus seguidores e para lançarem as bases da igreja. “Apóstolo” quer dizer “mensageiro”.

Arca  da Aliança : caixa de madeira revestida de ouro onde eram guardadas as duas placas de pedra em que estavam escritos os dez mandamentos. Nela também eram guardados outros objetos sagrados.

Benção: favor divino, um meio de felicidade.

Bíblia : vem do grego “biblia” que significa livros. A bíblia é um conjunto de livros escritos por mensageiros e profetas do Senhor, com palavras e promessas de Deus.

Calvário: monte onde Jesus foi crucificado e onde eram executados os criminosos condenados a esse tipo de morte. Esse monte também era chamado de “Gólgota” (João 19:17).

Dízimo: a décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus. Hoje é a décima parte (10%) da nossa renda. (Ver Gênesis 14:18-20, 28:22, Malaquias 3:6).

Dom: capacidade ou talento que o Espírito Santo concede ao povo de Deus para uso no serviço de Deus em favor dos outros.

Emanuel: o nome “Emanuel” significa “Deus conosco”. Esse nome é do Senhor Jesus, que veio ao mundo em sacrifício por nós. (Ver Isaías 7:14, Mateus 1:23).

Evangelho: a mensagem da Salvação anunciada por Jesus Cristo e pelos apóstolos. “Evangelho” em grego quer dizer “boa notícia”. Evangelho também é o nome dado a cada um dos quatro primeiros livros do Novo Testamento.

Filho de Davi: título ou nome que os israelitas davam ao Messias (Jesus) que esperavam. Ele seria descendente de Davi e viria para ser rei, assim como foi Davi.

Hosana: em aramaico “Hosana” quer dizer “salva agora” e “louvado seja Deus”.

Maná: alimento milagrosamente fornecido por Deus aos israelitas durante os quarenta anos que passaram no deserto. Era como uma semente pequena e muito branca.

Messias: O salvador (Jesus) prometido no antigo testamento. Messias (hebraico) é o mesmo que Cristo (grego) e quer dizer “ungido”. (João 1:41).

Nazireu: israelita, homem ou mulher, que fazia voto de se dedicar ao serviço de Deus por algum tempo ou por toda a vida.

Parábola: história curta com comparações baseada em fatos reais com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral.

Profeta, Profetisa: pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus.

Púlpito: é o local dentro de uma igreja onde são proferidas as leituras da Bíblia.

Servo: pessoa que presta culto e obedece as ordens de Deus e Jesus.

Tribulação: termo que descreve o período aflitivo que antecederia a presença de Jesus. Termo usado por vários cristãos em momentos difíceis, de grandes problemas.

Ungir: por azeite na cabeça de uma pessoa a fim de separá-la para um serviço especial. Profetas, sacerdotes e reis eram ungidos. (I reis 19:16, Êxodo 28:41,30:30, I Samuel 10:1, 16:1-13).

“Pelo que vos digo: pedi e dar-se vos á; buscai e achareis; batei e abrir-se vos á”. (Lc 11:9).


            Espero  que  tenha  ajudado. 

        Tudo  para  a  honra  e  glória  do Senhor!

        Com amor em Cristo,
        Fabi.

¡Compártelo!

3 comentários:

Anônimo

Bastante informativo.
Gostei !

Sr. Carmillo

Anônimo

Quanta informação irmã.
Tem coisa aqui que nem eu com tempo de igreja conheço.
Vc é muito maravilhosa.
Quero mais disso.
Parabéns.

Com a paz de Deus.

Karina

Acesso Davi

Obrigada, Deus abençoe!
Fabi.

Postar um comentário

Buscar

 

O Blog

Este Blog tem como objetivo principal engrandecer o nome de Jesus e compartilhar a Sua palavra. É de origem amadora, feito único e exclusivamente para dividir experiências, idéias, dar sugestões e alegrar seu dia. Absorva aquilo que te faz bem! "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine”. I Cor 6:12.
Acesso Davi Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger