Resumindo: não sabemos fazer nada (pois nada é mérito nosso, senão Dele), muito menos orar!
Mas isso não significa que não devemos orar, ao contrário, o Senhor Deus, em Sua Palavra, nos mostra com muita veemência a importância da oração num relacionamento com Ele.
Na verdade a oração para um cristão é a parte mais importante na sua jornada. É como a água, como o ar, como algo sem a qual não podemos nem cogitar viver (pelo menos deveria ser).
E orar não tem muito segredo, resume-se em se expressar via oral, ou seja, falar (salvo que podemos orar em pensamento também, sem necessariamente se expressar via oral).
Mas lembrando do versículo inicial de Romanos, não sabemos como fazer isso, contudo, Deus em sua infinita bondade e misericórdia, nos concede graça pelo Teu Espírito que generosamente nos auxilia nesse papel. Sem Ele não produzimos a oração que agrada a Deus, a que faz efeito, que é feita segundo a Sua vontade.
Por isso nem adianta tentarmos enfeitar nossas orações com palavras eloquentes ou apelar para uma frase de efeito ou para o sentimentalismo (O Senhor Jesus também nos alertou em Sua Palavra, em Mateus capítulo 6, sobre isso). Nossas orações serão sempre dirigidas e guiadas pelo Espírito Santo que fará o papel de intercessor a nosso favor, independente da forma como orarmos.
O Senhor Jesus nos deixou um modelo de oração (conhecida como a oração do Pai nosso) e explicou detalhadamente a forma como devemos orar, bem como como devemos colocar as palavras, priorizar a glória de Deus, saber orar no local adequado (visando não se expor no momento da oração a fim de não nos vangloriarmos) e para que, com que finalidade essa oração deve ser feita (Mt 6:9-13).
Claro que isso não nos impede de orar, podemos falar com Deus em qualquer ocasião, até se estivermos na lua ou no mais profundo mar, ou no chuveiro, ou em meio ao caos do dia a dia, no trabalho, etc... Somos livres Nele e convidados por Sua Palavra a orar sem cessar e andar e orar em espírito a todo momento, toda hora e qualquer lugar. Por isso NADA nos impede de falar com o Criador, o nosso o Pai.
Mas esse modelo que o Senhor Jesus nos deixou nos mostra uma ordem e uma motivação que uma oração deve ter, uma oração que satisfaça a vontade de Deus.Ou seja, uma oração com propósito.
Sim, pois o Senhor Deus é aquele que sonda os corações e a mais oculta das intenções que há dentro de nós e sabe o que haveremos de falar antes mesmo que possamos abrir a nossa boca. O que Ele espera de nós é o mínimo de propósito em nossas ações e esses propósitos precisam corresponder com o que vivemos, queremos e esperamos, mas principalmente, esses propósitos devem e precisam estar alinhados aos princípios da Palavra de Deus.
Conclusão: não sabemos orar, mas isso não nos impede de o fazer! Ao contrário, devemos (e não podemos parar) orar, todo dia, a todo momento, em todo lugar, sem cessar.
Graças podemos dar ao Senhor que nos oferece Sua intercessão pelo Seu doce e amável Espírito que nos conduz ao Seu coração e à Sua vontade e assim cuida de nós, se revela a nós e nos capacita a viver como Ele quer, como lhe apraz.
Tenha em mente duas coisas importantes: 1- não sabemos orar, mas 2- não podemos deixar de orar!
Uma boa dica: ore a Palavra, ou seja, tudo o que Deus diz em Sua Palavra, todos os princípios e as verdades nela contida, ore relatando essa certeza, descrevendo a verdade dita ali, não como um rito ou uma forma de coagir a Deus a seu favor, mas declarando pra Ele que se está escrito ali que Ele é quem Ele é e que Ele fez o que Ele fez, nessa verdade vc se baseia e coloca sua esperança no que Ele, somente Ele pode fazer por vc.
Ore sempre!
Ore agora mesmo!
Fabiana.