"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo" (Marcos 13:33).
Assistindo a uma pregação na internet dei de cara com Gary Chapman, pastor, conselheiro amoroso, autor, diretor, doutor americano.
Ele escreveu o livro "As cinco linguagens do amor" no qual fala que existem cinco linguagens (formas) do ser humano amar e querer ser amado.
Ele nos mostra que de fato cada pessoa tem uma linguagem diferente de se relacionar e nos ajuda a identificar em nós mesmos e no próximo qual é a maneira usada por cada um, a fim de que possamos entender e saber amar as pessoas em geral (amigos, família, marido, namorado, irmão...etc)
O mais bonito nisso tudo é que ele declara que Deus sabe todas as cinco linguagens e está sempre disposto a nos entender seja de que forma for. E mais, Gary diz que a forma como amamos as pessoas, ou seja, a nossa linguagem, interfere na forma em como o Espírito Santo nos aborda, por isso há diversas formas de contato e conversão espiritual.
A linguagem que temos é aquela que queremos receber. Pode ser uma, duas ou mais linguagens que o ser humano possua, isso depende de como ele é; o importante é identificá-la e aprender a lidar com elas.
As linguagens são:
1 - Falar
Nessa linguagem, a pessoa expressa seu amor por alguém falando, demonstrando com palavras de afirmação.
2 - Tocar.
Essa linguagem aborda contato físico. A pessoa necessita tocar, abraçar, acarinhar.
3 - Tempo de qualidade.
Essa linguagem é daquelas pessoas que prezam e necessitam estar com pessoas por um longo tempo, um tempo de qualidade. Essa pessoa requer uma atenção a mais de alguém.
4 - Servir.
Essa é a linguagem de servir, ajudar, fazer algo para o bem estar físico ou psicológico de alguém.
5 - Presentear.
A pessoa que tem essa linguagem como característica ela adora presentear o outro, a todo o momento e atribui esse gesto a uma forma de amar com todo o coração.
Como disse à vocês todas as 5 linguagens são a forma de dar e retribuir aquilo que se deseja receber.
É bom saber identificar a forma de linguagem das pessoas a nossa volta, pois isso nos ajuda a entendê-las e amar como são.
Na maioria das vezes as pessoas não tem a mesma linguagem que nós temos, mas isso não significa que elas não nos amam como achamos que deveriam amar. Elas nos amam sim e muito, só não possuem o mesmo jeito de demonstrar que nós possuímos.
Aprenda a linguagem das pessoas que você ama e viva feliz!
Todos somos diferentes porém todos amados por Deus nosso Pai que nos fez assim, para a honra e a glória de Seu nome. O bom é saber que Jesus conhece todas as linguagens! Deus é mesmo muito fiel!
0 comentários:
Postar um comentário